Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024

Direito da gestante à estabilidade não depende de conhecimento prévio do empregador

Publicado por Tulio Zucca
há 6 anos


Em sessão plenária de 10 de outubro de 2018, o Supremo Tribunal Federal (“STF”) negou provimento ao Recurso Extraordinário nº 629.053 – com repercussão geral reconhecida –, confirmando entendimento já sumulado pelo Tribunal Superior do Trabalho (“TST”), no sentido de que o desconhecimento da gravidez de empregada, quando de sua demissão, não afasta a responsabilidade do empregador pelo pagamento da indenização por estabilidade.

Em outras palavras, a única condição para a incidência da indenização estabilitária da gestante é a data biológica da existência da gravidez; de tal forma que se ocorrida no curso do contrato de trabalho, deve ser reconhecida a estabilidade à empregada.

Nesse contexto, a tese de repercussão geral aprovada pelo Plenário é a seguinte: “A incidência da estabilidade prevista no artigo 10, inciso II, alínea ‘b’, do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias (ADCT), somente exige a anterioridade da gravidez à dispensa sem justa causa.”.

Para mais informações, a equipe ZR está à disposição para eventuais esclarecimentos que se façam necessários.

Palavras-chave: gestante; estabilidade

Legislação: artigo 10, inciso II, alínea b, do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias

Jurisprudência: Sumula TST 244, e RE 629053

  • Sobre o autorAdvogado
  • Publicações35
  • Seguidores69
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações84
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/direito-da-gestante-a-estabilidade-nao-depende-de-conhecimento-previo-do-empregador/640517043

Informações relacionadas

Dra Jaqueline Klein, Advogado
Modeloshá 4 anos

Modelo de Ação de Interdição e Curatela c/c pedido de Curatela Provisória

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)